Subsidios Retiro 2011

Caros colegas

Estamos a um mês do retiro, dias 23-25 de agosto, em Northboro – MA, na sede da Baptist Convention of New England. Nosso tema é A Igreja que tem Futuro. Teremos 5 palestras por Ed Rene Kivitz abordando o assunto de um modo amplo e 2 painéis onde discutiremos uma estratégia de nossa realidade para ser a igreja que tem futuro.

Como subsidio, veja duas contribuições para você refletir. Se desejar contribuir, escreva também seu comentário abaixo. Mas o mais importante é sua presença no retiro. Não esqueça de pagar a anuidade! Espero vc lá com sua esposa.

Ophir & diretoria

2 Comments

  1. OPBBAN

    Caros colegas pastores e líderes

    A igreja evangélica brasileira nos Estados Unidos tem um papel remediativo importante na vida de milhares de famílias e indivíduos que vivem sob a condição de imigrantes, a maioria formada por “indocumentados” e, nos dias de hoje, lutando contra o desemprego ou tentando preservar seu subemprego.

    É justo afirmar que grande parte dos pastores dessas comunidades é composta de homens – e mulheres – que amam a Deus e sua gente. Sem eles, a maior parte que padece as bofetadas do contexto, não teria escuta e acolhimento emocional.

    Todavia, estou absolutamente convencido de que a igreja brasileira nos EUA só tem uma chance de sobreviver: Além das questões espirituais óbvias (oração, Bíblia, adoração, etc.), se tiver a coragem e o preparo adequado para abraçar com coragem e criatividade a missão de ser uma ponte de transição geracional.

    Explico: a primeira geração de imigrantes está passando; a segunda, está se perdendo e, a terceira, já está surgindo no horizonte. Ou nós trabalhamos para formar uma liderança transicionada, capaz de se comunicar com a primeira, segunda e terceira gerações, ou nossas igrejas se transformarão em pequenas tumbas verde-amarelas.

    Por isso, estou muito contente com a iniciativa da ordem dos pastores batistas brasileiros na América do Norte, de realizar o retiro de pastores deste ano, em torno desse tema. Estou seguro de que a reflexão nos tirará da ignorância e nos remeterá a ações efetivas – não só politicamente afetivas – de transição progressiva para um igreja sintonizada com as necessidades da segunda e terceira gerações de brasileiros, sem deixar de continuar servindo à primeira geração que ainda lidera nossas igrejas.

    Por isso, encorajo você a fazer um esforço para participar do encontro deste ano. Tenho certeza que, além da comunhão especial que esses eventos nos oferecem, o conteúdo das palestras, workshops e debates, será de importância fundamental par ao futuro de seu ministério.

    Espero vê-lo por lá.

    Em nome da OPBBAN

    Pr. Josias Bezerra DaSilva

  2. Isaías Rufino

    Prezados colegas e lideres,
    Graça e Paz!

    Por algum tempo me contive em manifestar sobre o penso da nossa OPBBAN e os seus retiros, mas depois de tomar conhecimento da riqueza da mensagem do Pr. Josias Bezerra Da Silva e das informações do Pr. Eliel Pinheiro (ambas abaixo), tomei coragem para fazer as seguintes considerações:

    1. Mesmo passando por esse momento de crise, que é passageiro, considero a OPBBAN uma organização forte, séria e com propósitos bem definidos para o fim a que foi organizada. Sempre fui abençoado nos nossos retiros.

    2. As informações prestadas pelo Pr. Eliel mostram um quadro muito rico, que conta a história pujante das Igrejas Evangélicas aqui nos EUA (“nossas” igrejas batistas estão inseridas nessa história).

    3. A história da Igreja sempre foi marcada por altos e baixos, por conta de perseguições (que não é o nosso caso) e crises, e nem por isso deixou de avançar alcançando, com grande sucesso, os tempos modernos e promovendo o crescimento do Reino de Deus.

    4. Toda crise gera desanimo pelas incertezas que ela (crise) traz no seu bojo, e é natural do ser humano ter medo do desconhecido. Porém nós pastores, vocacionados por Deus, não podemos esquecer das mensagens que temos pregado extraídas de Habacuque 2:4 de que “O JUSTO VIVERÁ POR SUA FÉ”.

    5. A proposta do Eliel para pedirmos ao Senhor, em oração, “um despertamento dentro das igrejas de maneira tal que tenhamos uma grande paixão pelas almas não alcançadas” é desafiadora e deve ser considerada com muito amor e disposição para o seu alcance. Nós, pastores, precisamos orar mais por nós, por nossas famílias, por nossos ministérios e por nossas ovelhas. Tenho certeza de que é o que precisamos em nossos encontros e retiros de pastores. Oração, Oração, Oração.

    6. Soma-se a tudo isso a mensagem do Pr. Josias Bezerra, que eu peço aos prezados colegas ler novamente, especialmente e com mais atenção a partir do terceiro parágrafo, quando assim ele (Pr. Josias) se expressa: “Todavia, estou absolutamente convencido de que a igreja brasileira nos EUA só tem uma chance de sobreviver: Além das questões espirituais óbvias (oração, Bíblia, adoração, etc.), se tiver a coragem e o preparo adequado para abraçar com coragem e criatividade a missão de ser uma ponte de transição geracional”. Continuem lendo a mensagem do Pr. Josias até o fim (4º, 5º e 6º parágrafos).

    Não tenho dúvidas de que são essas as respostas para vencer essa crise que nos assola e renovar o animo dos pastores para exercerem seus ministérios com excelência aqui nos EUA.

    Por isso, queridos colegas, não vejo o menor sentido convidar um pastor do Brasil, por melhor que seja (e não quero citar nomes), para ministrar aos pastores brasileiros que aqui residem e exercem seus ministérios, pela razão de o pastor convidado que mora e exerce seu ministério no Brasil, nunca ter morado nos EUA, não conhecer a realidade das Igrejas Brasileira na America do Norte, muito menos o perfil do brasileiro que traz na sua bagagem problemas de ordem moral, espiritual, profissional, social, familiar, etc. e que vive aqui uma realidade “sui generis” e até mesmo estranha, porque depois de algum tempo morando aqui nos EUA, a maioria desses brasileiros, pela simplicidade de formação educacional, fica confuso quanto a sua própria identidade de brasileiro, por perder certas referências de suas raízes verde-amarela e não assimilar o básico necessário da cultura americana, especialmente na língua e nos costumes.

    Assim, como escrevi acima, os colegas Eliel e Josias, já deram as respostas que precisamos para sair da crise e nos reanimarmos mutuamente.

    O que precisamos, queridos colegas, no próximo retiro dos dias 23-25 de Agosto, em Northboro – MA, é debatermos, com muito interesse, as propostas dos dois colegas citados e assumirmos, com coragem, determinação e confiança nAquele que nos chamou para o exercício do ministério pastoral, o desafio e as tarefas inerentes a esse ministério glorioso, tendo a certeza da vitória. Dentro desse contexto não deve ser descartado a possibilidade de dividimos nosso ministério com outra atividade profissional secular, se necessário para completar nosso sustento familiar – vide Paulo evangelizando em Corinto – Atos 18:3.

    Concluo encorajando-os a tomarem para si as determinações e as promessas que Deus deixou para Josué quando chamado para suceder Moisés – Josué 1:5-9.

    Atualmente estou em SP, mas pretendo estar com vocês no retiro.

    Não peço que concordem comigo, por isso gostaria de receber comentários sobre o que acabo de expor.

    Oro para que meus colegas, suas famílias e seus ministérios sejam ricamente abençoados pelo Pai Celestial.

    Abraço a todos, Pr. Isaías Rufino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

All rights reserved © 2024

Mantained by New Web SideUp ↑